sábado, 7 de janeiro de 2012

Termogenicos – um aliado para manter a forma.

Cada vez mais as pessoas estão fora do peso ideal, e desejam queimar gorduras para ficar com o corpo em forma. Seja na barriga, pernas ou braços a gordura vai se acumulando e o desespero vai aumentando! A queima de gorduras é um processo que o metabolismo do seu corpo desempenha o papel principal.
Mas o que é exatamente o metabolismo? E o que você pode fazer para ele ser um aliado na sua perca de gordura?
Metabolismo é a capacidade do seu corpo de queimar calorias. Então quanto maior for o seu metabolismo, mais calorias você consegue queimar no seu dia-a-dia e mais você vai conseguir emagrecer. E é interessante que quando você consegue aumentar a sua taxa metabólica, você consegue queimar mais calorias até mesmo quando você está descansando.
Geralmente as pessoas com o metabolismo naturalmente acelerado, são aquelas que são magras mesmo comendo de tudo. Você já deve ter visto modelos, artistas e até mesmo amigos que mesmo não tendo restrições na alimentação, tem grande facilidade de se manter em forma.
Porém, são muitas as pessoas que tem o metabolismo lento, para elas, basta comer um pouco a mais que já começam a engordar, e para perder os quilos ganhos é aquele sufoco! Geralmente são elas que tem maiores chances de serem obesas, ou pelo menos acumular mais gorduras localizadas.

Independente da velocidade natural do seu metabolismo, existem algumas estratégias para acelerá-los. A alimentação é muito importante, existem alguns alimentos que favorecem a aceleração do metabolismo, são os “ termogênicos naturais”.

Mas afinal o que são termogenicos?
Os termogênicos também são conhecidos como “fat burners“, ou queimadores de gordura. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, e faz com que forneça mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. E ai que se encontra o efeito chave.
O corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome “fat burner”.
São dois os tipos existentes de termogênicos, os que contêm e os que não contêm efedrina.
Os produtos que contém efedrina são mais eficientes e mais prejudiciais também, por isso esta substância está proibida no Brasil e na maioria dos estados norte-americanos, pois um dos seus efeitos colaterais é a possibilidade de um ataque cardíaco, e são arriscados demais.
Os produtos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada. Os norte-americanos chegaram a chamar a sinefrina de “neuro brain booster”, algo como “acelerador cerebral”, e passaram a usá-lo até para melhorar o rendimento em reuniões de trabalho.
Alimentos Termogênicos
Toda ajuda saudável é bem-vinda quando se esta na busca da perca de peso. Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém, até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Mesmo que eles acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível.
“Mesmo sendo natural, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestivo sensível ou apresentam problemas estomacais, porque o uso de condimentos como a pimenta e o gengibre podem agravar o quadro”. Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono.
“Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de pessoas mais sensíveis”, explica Camila Gabriela Camargo, nutricionista da Prefeitura Municipal de Itu e do Atendimento Clínico e Esportivo.
Entre os principais “queimadores” de gordura estão: gengibre, pimenta vermelha, vinagre de maçã, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e os produtos derivados do chocolate amargo.

Buscando os melhores resultados, o ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, porém, vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. Conheça a descrição de alguns alimentos termogênicos para o organismo:
Água gelada
Se você beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.
Pimenta
A pimenta vermelha (caiena) é um potente termogênico natural, a mesma possui uma substância chamada capsiacina, que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%.

Canela
Ela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico.
Chá verde
O famoso chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo.
Gengibre
Outro poderoso termogênico natural, assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo.Uma dica. você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.
Observação: quando emagrecemos sem a musculação, ou alguma atividade física, ocorre que o metabolismo fica mais lento a longo prazo, além de causar flacidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI