terça-feira, 16 de agosto de 2011

NITROGÊNIO + HIPERTROFIA

 



A Importância do Balanço de Nitrogênio para a Hipertrofia

Se você nunca ouviu o termo “balanço de nitrogênio positivo” e não tem idéia do que isso possa ser, não se sinta mal, você não está sozinho. Dificilmente você vai escutar esse tipo de coisa em papos de academia. Mas eu posso garantir que até mesmo quem não está familiarizado com o termo sabe o que acontece quando o balanço de nitrogênio está positivo: você fica grande.

Sem entrar em detalhes científicos que farão você desistir de ler o artigo, o balanço de nitrogênio pode ser explicado de forma simples. O nitrogênio é um elemento encontrado na proteína, no qual sabemos que é o principal bloco construtor de massa muscular. E para conseguirmos ganhar essa massa, temos que ingerir mais proteína que o nosso corpo usa para outras funções.

Um balanço de nitrogênio positivo significa que o corpo esta retendo mais proteína do que está usando como combustível ou excretando, ou seja, se o balanço é positivo o corpo está em estado anabólico e você estará crescendo.

Agora você deve estar pensando: “Ok, agora eu sei que o balanço de nitrogênio positivo é importante, mas como eu deixo ele positivo a maior parte do tempo ?”

Como Manter o Balanço de Nitrogênio Positivo

O balanço de nitrogênio pode ser negativo, positivo ou em equilibro. Você já deve imaginar que um balanço negativo é algo ruim para o seu corpo. Significa que o seu corpo está em estado catabólico, ou seja, canibalizando sua própria massa muscular para se manter. Um estado positivo irá prevenir o catabolismo e manterá o corpo em constante anabolismo, neste estado o seu corpo está preparado para construir massa muscular e se recuperar dos treinos.

Um balanço de nitrogênio em equilíbrio indica que nenhum progresso está sendo feito, sem perder ou ganhar massa muscular, seu corpo simplesmente está se mantendo. Lembrando que um estado em equilibrio é muito mais bem vindo do que um negativo, é melhor manter do que perder, não acha ?

Como vimos no inicio do artigo, o nitrogênio está presente na proteína, então seria fácil imaginar que apenas ingerindo bastante proteína durante o dia você deixaria o corpo em estado anabólico e manteria o balanço positivo, você não está totalmente errado. A proteína é a essencia para construir massa muscular, mas você precisa de carboidratos e gorduras também. Sem a ingestão adequada destes dois macronutrientes, a proteína seria metabolizada e usada para propósitos de energia e não reconstrução muscular.

Conclusão

Para manter o corpo em estado anabólico devemos deixar o nosso balanço de nitrogênio positivo durante a maior parte do dia, para que isto ocorra é necessário a ingestão adequada de proteína em todas as refeições do dia em conjunto a outros macronutrientes de igual importância como os carboidratos e gorduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI